Planeamento é muito importante para quem tem uma família ,assim daquelas activas, com os papas com trabalhos longe de casa, ou até não, com as crianças cheias de actividades (penso que ás vezes até são demais, devem ir fazendo escolhas de acordo com as idades dos vossos filhos e o tempo que precisam passar em família).

Vou partilhar convosco como eu faço o meu planeamento familiar. Espero contribuir de forma positiva para as vossas famílias.

  • Ao acordar: todos puxam os lençóis para traz,e não deixam nada que não é do quarto( agua, biscoitos, livros espalhados….) ;vestir, calçar e bora ao pequeno-almoço( aproveitamos para perguntarem se dormiram bem,e dizer mais ou menos o que vamos fazer ao longo do dia).Beijinhos em família e, cada um para o seu local de trabalho.
  • Chegar a casa: Tento deixar as minhas preocupações no carro,nem sempre é fácil mas esforço-me. Tira-mos os sapatos e coloca-mos no lugar, as crianças vão rever se está tudo pronto de trabalhos e mochila para amanhã. Brincar até ao jantar.
  • Jantar: falamos sobre o nosso dia, o que vimos, o que fizemos o que nos esquecemos de fazer, o que nos inquieta …e planeamos já o dia seguinte….somos umas gralhas 🙂 Cada um levanta o seu prato, eu arrumo a cozinha ou o papa e as crianças preparam os lanches( vejam sempre se não se esquecem de nada… as vezes esquecem a água e a fruta) . Hora de brincar com os patas fofas , até a cozinha ficar arrumada, adoram esta parte:)
  • Ao deitar: banhos , dentes lavados, vamos preparar as roupas que vão usar no dia seguinte,( mas sempre na última da hora, trocam qualquer coisa).Um bocadinho de telenovela, ou filme e já dormem.
  • Tarefas individuais: distribuo certas tarefas, para ser mais fácil, e ao mesmo tempo lhes dar sentido de responsabilidade. Como por exemplo , quem dá a comida aos patudos , quem leva a roupa para a lavandaria, quem vai deitar o lixo , quem faz a lista das coisas que vão faltando em casa, cada um vai escrevendo, no final da semana, vamos repor, quem leu o livro proposto. Vou colocando certos nas tarefas e ao final do mês se tudo estiver 90% cumprido ganhamos um prémio em família, um piquenique , um passeio de bicicleta, passear os patudos junto ao mar.( tentem criar recompensas em família e sem usarem bens materiais, vão ver que as crianças dão mais valor, para além do enriquecimento e união familiar.
  • Agenda do mês : Com as actividades, dança, vôlei e aniversários entre outras,vamos escrevendo no calendário os dias das actividades, para nos podermos organizar e ver quais as que conseguimos fazer, normalmente dá tudo certo!

#JUNTOSSOMOSMAISFORTES

Sílvia Marques

Também vai gostar de:

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *